MENU

HOME

Associação

Serviços

Sócios

Parcerias

Contactos

Atendimento

HOME

Estão abertas candidaturas ao PRODER. Contacte-nos para qualquer informação ou apoio na elaboração das candidaturas.
Se é proprietário e/ou produtor florestal temos uma equipa de Sapadores que pode executar todos os trabalhos de silvicultura preventiva, podendo assim cuidar e valorizar a sua propriedade. Também está a contribuír para a protecção da floresta na nossa região. Contacte-nos.
 

voltar ao MENU


Associação

Fundada em 21 de Março de 2001, a VERDELAFÕES é uma Associação Florestal, que actua para a defesa dos interesses dos proprietários e produtores florestais em estreita colaboração com a FORESTIS – Associação Florestal de Portugal.
A área de intervenção da VERDELAFÕES abrange a região de Lafões, nomeadamente os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela e concelhos limítrofes.
A VERDELAFÕES incentiva uma política florestal que vá de encontro a uma gestão sustentável dos recursos florestais e à valorização da floresta nas suas múltiplas perspectivas: económica, social e ambiental.
Assim esta Associação tem como principais objectivos:

Reforçar o movimento associativo regional com o respectivo reforço da influência num âmbito nacional, através de associação com Organizações de âmbito federativo.
(
Download do Curriculum da VERDELAFÕES em PDF)

 

voltar ao MENU


SERVIÇOS

A VERDELAFÕES estruturou os seus serviços de forma a clarificar perante os associados e outros proprietários florestais os benefícios que pode retirar da nossa consultoria técnica.
Caso tenha dúvidas sobre estes serviços, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está pronta a responder às suas solicitações.

 

voltar ao MENU

SERVIÇOS FLORESTAIS
- Proteger e Cuidar a Floresta
- Medir Áreas Florestais
- Avaliar Áreas Florestais
- Planos de Gestão Florestal
- Valorizar a Propriedade
- Plantar Floresta

SERVIÇOS - APICULTURA
- Apoio ao Apicultor


Elaboração de candidaturas

Gestão das ZIFs

 

voltar ao MENU

- Proteger e Cuidar a Floresta
O serviço CUIDAR A FLORESTA permite que os proprietários florestais dos concelhos de Vouzela e Oliveira de Frades possam usufruir da limpeza e protecção das propriedades florestais de acordo com as suas necessidades.
Este serviço consiste na intervenção de uma Equipa de Sapadores, sendo executada uma ou várias das seguintes operações:
• Podas;
• Desramações;
• Corte de mato;
• Queimas;
• Fogo controlado e queimadas;
• Outras operações necessárias.
Se é proprietário florestal e quer ver a sua floresta bem cuidada e protegida contacte os nossos serviços para obter um ORÇAMENTO.
 

voltar ao MENU


- Medir Áreas Florestais
Este serviço fornece aos proprietários florestais dados, com elevada precisão, sobre a área (dimensão e perímetro) da sua propriedade florestal.
A medição de propriedades tem assumido uma elevada importância, devido à necessidade que os proprietários florestais têm em situações tão diversas como (1) corrigir áreas florestais; (2) preparar projectos florestais; (3) efectuar ou rectificar registos legais.
Para a contratação do serviço MEDIR A FLORESTA contacte os nossos serviços.
 

voltar ao MENU


- Avaliar Áreas Florestais
Este serviço tem como objectivo fornecer aos proprietários florestais informação sobre o valor da sua propriedade.
A avaliação é útil sempre que se depara perante situações de partilhas, compras, vendas e/ou permutas de propriedades florestais.
O serviço consiste nas seguintes acções:
• MEDIÇÃO da propriedade:
• AVALIAÇÃO de material lenhoso;
• AVALIAÇÃO de outros produtos florestais;
• AVALIAÇÃO da área do terreno.
Para avaliar a sua propriedade florestal contacte os nossos serviços.
 

voltar ao MENU


- Planos de Gestão Florestal
Este tipo de serviço fornece aos proprietários florestais o planeamento de intervenções numa ou várias propriedades, e tem como finalidade a elaboração de um PLANO DE GESTÃO FLORESTAL.
Os Planos de Gestão Florestal (PGF), são fundamentais para as candidaturas aos apoios do PRODER.
Para contratação do serviço PLANEAR A GESTÃO FLORESTAL contacte-nos.
 

voltar ao MENU


- Valorizar a Propriedade
Este serviço permite CRIAR VALOR NA FLORESTA fornecendo aos proprietários florestais o planeamento e execução de intervenções florestais.
O objectivo deste serviço é a obtenção de ganhos financeiros, ambientais e sociais através da gestão da respectiva propriedade.
Com ele será possível (1) aumentar o valor da propriedade (2) valorizar a nossa terra (3) criar valor para os descendentes e (4) contribuir para a sustentabilidade local e global.
Para contratação deste serviço, contacte-nos.
 

voltar ao MENU


- Plantar Floresta
O serviço PLANTAR FLORESTA fornece aos proprietários florestais modelos de intervenção, condução florestal e aconselhamento técnico associado.
O serviço consiste na execução das operações de plantação de áreas florestais, de acordo com os pedidos do proprietário, sendo ainda fornecido aconselhamento sobre as opções a realizar.
Para contratação do serviço contacte-nos.
 

voltar ao MENU

- Apoio ao Apicultor
Este serviço consiste na integração das actividades dos Apicultores associados da VERDELAFÕES num sistema apoiado e controlado por um técnico especialista.
Ao associar-se à VERDELAFÕES, como sócio apicultor, fica imediatamente a usufruir de um pacote base de apoio técnico que visa garantir o cumprimento da legislação aplicável ao sector apícola (Dec-Lei nº 203/2005 de 25 de Nov.).
Se é apicultor e pretende ter a sua actividade de acordo com a legislação, associe-se a nós.
 

voltar ao MENU

Elaboração de Candidaturas
A VERDELAFÕES possui uma equipa técnica disponível para aconselhar, orientar e elaborar candidaturas aos apoios comunitários do PRODER.
Neste momento existem várias medidas às quais se pode candidatar.

 

voltar ao MENU

Gestão das ZIFs
(em contrução)

 

voltar ao MENU

Sócios

Benefícios para os sócios
Como associar-se

Benefícios para os sócios
Ao associar-se à VERDELAFÕES poderá fazer parte de uma entidade que tem a MISSÃO de valorizar a propriedade florestal da região de Lafões.
Ao participar na vida da Associação (Assembleias, Encontros e outras actividades) vai contribuír com o seu ponto de vista e opinião para enriquecer o debate e as nossas opções.
Estará assim a contribuir para o movimento associativo do qual depende o futuro da nossa floresta e que estamos empenhados em levar a bom porto, nomeadamente executando a nossa quota parte de influência na região.
Para além disso, poderá ainda beneficiar de todos os nossos serviços (Consultoria Florestal, Intervenção de Sapadores, Elaboração de Candidaturas, entre outros) com descontos especiais para associados, a apresentar na orçamentação. Com a participação na vida da associação vai poder aceder mais rapidamente a informação importante sobre a Gestão Florestal e beneficiar da nossa representação perante entidades oficiais e outras instituições de âmbito local e nacional.
Se tiver dúvidas ou pretender outros esclarecimentos, contacte-nos.

 

voltar ao MENU

Como associar-se
Para se associar à VERDELAFÕES terá que fazer o download da FICHA DE INSCRIÇÃO (http://www.verdelafoes.org/downloads/1_ficha_de_inscricao_socios.pdf), imprimir, preencher e enviar para a nossa MORADA.
Pode ainda deslocar-se às nossas instalações, aproveitando para nos apresentar melhor as suas propriedades e esclarecer dúvidas sobre os nossos serviços/benefícios.
Jóia de inscrição = 25€
Quota anual = 25€

 

voltar ao MENU

PARCERIAS
A VERDELAFÕES procura actuar no seu contexto numa perspectiva de aproveitamento de sinergias com entidades locais e nacionais. A intenção é aumentar a possibilidade de realização da sua missão, nomeadamente na valorizãção da floresta da região.
Tem actualmente duas parcerias estabelecidas. No entanto, está aberta à convergência com outras entidades, visando projectos específicos e definidos temporalmente, ou mesmo compromissos sólidos de actuação conjunta na defesa da floresta e dos seus produtos.
A VERDELAFÕES é associada da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal (Federação Nacional de Organizações de Proprietários Florestais, cuja acção resulta na representação de proprietários florestais ao mais alto nível).
A VERDELAFÕES tem uma parceria com a Escola Superior Agrária de Viseu para acolhimento e acompanhamento de estágios curriculares. Anualmente, acolhe pelo menos 1 estagiário por ano.

 

voltar ao MENU

CONTACTOS
VERDELAFÕES - Associação de Produtores Florestais
Centro Coordenador de Transportes
3670-254 Vouzela
Telefone: 232772018/21
Telemóvel: 968492608
Telemóvel: 968492609
Telemóvel: 963159216
Fax: 232772460
E-mail: geral@verdelafoes.org

GPS:
N40º43'23''
W8º6'32''

 

voltar ao MENU

ATENDIMENTO
Envie-nos o seu assunto por e-mail:
Nome
E-mail
Telefone
Fax
Destinatário: a)Atendimento Geral ou b)Administração e Gestão
Assunto
Descrição
 

voltar ao MENU